segunda-feira, 29 de março de 2010

Os Palhaços

'
"Os Palhaços" de Leoncavallo- 
baseado num fato verídico que viu na sua infancia: 
um ator mata a mulher e o amante no palco durante o espetáculo 
e a platéia não percebe o crime e aplaude, pensando fazer parte da peça .

Ainda hoje escuto os velhos (e bons) LPs.
O evento CD é bem recente em minha vida, meu primeiro CD Player foi adquirido em novembro de 2007 ( 11 anos após o início da sua produção em massa no Brasil).
Aqui está um dos discos que gosto de ouvir (dentre muitos) quando estou em casa trabalhando. Este disco é meu e a foto é minha. Não copiei do google pra imprecionar ninguém.
Nem estou sugerindo que escutes este disco.
Gosto musical não se discute e acho uma violência, com tanta coisa boa sendo gravada todos os anos, a grande mídia nos empurrar orelha abaixo aquelas mesmas músicas, na sua maioria com qualidade questionável.
Por isso não vou obriga-los a ouvirem meus discos.

Si può?... Senhoras e senhores, permití-me dizer-vos a razão da minha presença aqui, sozinho. sou o prólogo. Uma velha convenção que o autor deseja reviver.
Todavia ao contrario do antigo prólogo, o autor não quer que eu vos peça para não ficardes alarmados com o que virdes, que somos simplesmente atores, que nossas lágrimas são falsas.
Não! Esta noite mostrar-vos emos a vida tal qual é na realidade. Pois o artista é um homem como vós e a história que ele conta é verdadeira... Vereis seres humanos que amam, odeiam e sofrem, ouvireis gritos de cólera e risos amargos... E lembrai-vos: embora estejamos vestidos de palhaço, somos de carne e osso como vós... escutai, portanto... é hora de começar.


Trechos selecionados

Prólogo (Si può?...: Un nido di memorie)

ATO I

Un grande spettacolo (cena I)
Don, din, don (cena I)
Nedda!; Silvio, a quest'ora (cena III)
Recitar!...,Vesti la giubba (cena IV)

ATO II

Intermezzo
Presto, affrettiamoci (cena I)
Pagliaccio, mio marito; O Colombina (cena II)
Pagliaccio! Pagliaccio!; No, Pagliaccio non son (cena II)
.

3 comentários:

Madá Nunes disse...

Lembrei daquela música do Antônio Marcos. Vou procurar essa ópera para poder assistir.

Bissigo Ricco disse...

Vai ser dificil....
Ela não está entre os Pops do Clásico Erudito.
Visitei muitos "sebos" até encontrar. Eu tnha apenas um 10" da década de 50 que continha apenas o prólogo.

Bissigo Ricco disse...

Parece que menti... tem no You tube um monte , mas praticamente só o trecho "Vesti la Giubba"