Hoje ás 17h Domésticas – O Filme
No Teatro Paschoal Carlos Magno - NH
Evento Gratuíto
O filme é baseado na peça de Renata Melo, sucesso nos palcos paulistanos em 1998. O texto da peça foi construído a partir de entrevistas feitas durante dois anos pela autora com centenas de domésticas, onde elas contam sobre seus anseios, origens, predileções, frustrações, prazeres e dificuldades cotidianas. Daí se originaram as múltiplas histórias com sabor ao mesmo tempo doce e amargo, que alternam momentos de comédia às pequenas tragédias do dia-a-dia.
Meirelles e Olival optam por uma linguagem que se assemelham a um registro documental, com depoimentos das atrizes falando diretamente para a câmera, a seqüências de pura comédia ou poesia.
O foco se divide entre as histórias de Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo, cinco domésticas com diferentes perfis. Cida, vivida pela própria Renata Melo, autora da peça e co-roteirista do filme, vive o conflito entre um casamento monótono e o desejo de encontrar um homem que lhe proporcione dias, como a própria diz, “menos parados”. Roxane (Graziella Moretto) não se conforma com a profissão que tem e sonha ser modelo e estrela de TV, passando por maus bocados na perseguição desse desejo. Quitéria (Olívia Araújo), amiga de Roxane e de Zefa (Cleide Queiroz), uma velha doméstica que acumula vários anos de trabalho em uma mesma casa, é uma garota atabalhoada que não consegue se firmar mais de uma semana em emprego algum, por conta das confusões que apronta. Raimunda (Cláudia Missura) é sonhadora e anseia pelo dia em que um príncipe encantado vai bater à sua porta com um lindo buquê de flores. Créo (Lena Roque), fiel à patroa e temente a Deus, vive a angústia de reencontrar a filha Kelly (Roberta Garcia), fugida de casa. Outro personagem é o jovem Gilvan (Tiago Moraes), um rapaz indeciso entre seguir a “carreira” de ladrão de ônibus coletivos, para a qual recebe o constante incentivo do inconformado Jailto (Róbson Nunes), ou buscar uma vida comportada e enfadonha trabalhando como faxineiro num condomínio de classe média. Paralelamente, são apresentados fragmentos da vida de Antônio (Eduardo Estrela), zelador do condomínio onde trabalham Zefa, Roxane e Gilvan; da crédula doméstica Silvana (Cecília Homem de Mello); do entregador de pizzas vivido por Fabinho Nepo; do motorista Uílton (Luciano Quirino), que vive um romance com Cida; do faxineiro Claudinei (Gero Camilo), que nutre uma paixão por Raimunda; de Léo (Plínio Soares), entediado marido de Cida, e do moto-boy Ausprício, namorado de Kelly, vivido pelo rapper X.
'
Nenhum comentário:
Postar um comentário