domingo, 22 de novembro de 2009

Vai Virar um Demônhão!


A muitos anos atrás, quando ainda alguns se aventuravam a banhar-se no arroio que passa no bairro Rincão Gaúcho em Estância Velha RS (na placa da ponte na BR116 recebe o nome de "Rio Roselândia"), quando ainda não era tão podre (+/- 1989). Havia um local chamado "correnteza", onde era comum encontrar grupos de meninos banhando-se.


Certo dia passei por lá e haviam 3 garotinhos na faixa dos 10 anos, que vieram para pescar; pegaram apenas um mussum pequeno, parecia uma lombriga preta. Como a pesca foi improdutiva, colocaram o mussunsinho vivo numa poça d'água e foram nadar.

Apareceram outros dois rapazes, na faixa dos 15 anos; pelo que entendi deveriam ser tios dos meninos.

Um dos meninos gritou eufórico:

-Ô, pescamos um peixe! Táli, ó!

O mais velho mexeu no mussum que quase não reagia e xingou os meninos que não deviam pegar peixe pequeno, que aquilo era pecado. Então colocou o mussum na palma da mão, cuspiu três vezes em cima, fez o sinal da cruz sobre o peixe e disse, como quem realmente estivesse furioso:

- Se esse mussum morrer por causa de vocês, ele vai virar um DEMÔNHÃO e vai arrancar a perna de vocês quando viérem tomar banho!!!!

Atirou o peixinho na água e os meninos saltaram pra fora do arroio numa velocidade quase sobre-humana!

Ficaram muito tempo choromingando ao redor do arroio, loucos de vontade de entrar na água, mas com medo do mussum-demônio.

Bissigo Ricco- Situações Pitorescas

Nenhum comentário: