segunda-feira, 22 de agosto de 2011

História da Educação

Educação Primitiva 

+ Nas comunidades tribais não havia necessidade de escolas.

+ Não é fácil caracterizar as comunidades primitivas. Por que?

- Há muitas diferenças entre as comunidades primitivas;

- Risco do etnocentrismo – avaliar estas sociedades a partir dos padrões de nossa cultura.

UM CUIDADO: Não estudar estas comunidades pelo que lhes falta, mas considerá-las diferentes.

+ A essência dos sociedades tribais:

-São míticas:

- O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males... tudo gira em torno do divino;

- A ação do homem imita a ação dos deuses. Ex: danças antes da guerra representando a antecipação mágica do que visa garantir com sucesso; os desenhos como forma antecipada de apropriação das caça e como forma de restituir os animais na natureza.


-São de tradição oral:

- Mitos e ritos são transmitidos oralmente – por eles a tradição se impõe, permitindo a coesão grupal e repetindo os comportamentos considerados desejáveis (assim configuram-se como comunidades estáveis = nelas as mudanças acontecem lentamente).

+ ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS TRIBOS

- Baseia-se numa estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um ou outro segmento: “mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e o seu produto são sempre coletivos.” (p.27)

+ EXERCÍCIO DO PODER

- Algumas pessoas especiais possuem o prestígio: o chefe guerreiro, o feiticeiro. São eles objetos de consideração e de respeito. No entanto, não se aproveitam disso para estabelecer uma relação de mando-obediência.

DAÍ: O chefe é o porta-voz do desejo da comunidade como um todo: “As oposições, inexistentes na própria comunidade, geralmente surgem entre as tribos em guerra”.

+ EDUCAÇÃO DIFUSA

- Como as crianças aprendem nas comunidades tribais?

Aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais.

- Comunidades nômades ou sedentárias – atividades produtivas: caça, pesca, pastoreio e agricultura. ASSIM: As crianças aprendem para a vida e por meio da vida, sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.

- Não são usados castigos para trabalhar a adaptação aos usos e valores da tribo.

- Há, por parte dos adultos, tolerância em relação aos enganos dos alunos e respeito ao ritmo destes.

+ A educação primitiva é DIFUSA: Todos participam da educação. Por ele a criança:

- Toma conhecimento dos mitos dos ancestrais;

- Desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades.

+ A educação primitiva é INTEGRAL – abrange todo o saber da tribo;

+ A educação primitiva é UNIVERSAL – todos têm acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. 


http://historiaeducar.blogspot.com/2007/09/educao-primitiva.html

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